Toxina botulínica (BOTOX® ) na Odontologia

A toxilina botulínica conhecida popularmente como BOTOX® ( Allergan®) esta associada inicialmente ao uso estético, entretanto seu uso é muito mais amplo. Ela também pode ser empregada na área de Odontologia como terapia, visando tratamento dos sintomas associados ao bruxismo, apertamento dentário, dores de cabeça tensionais e na implantodontia (visando diminuir traumas oclusais que podem comprometer os próprios implantes e as próteses) por exemplo.

Além do BOTOX® ( Allergan®) existem outra marcas comerciais no Brasil com componentes derivados da toxina botulínica tipo A, que é a adotada na área médica. Temos as marcas Dysport® , Prosigne®, Xeomin® e Botulift® com liberação aqui no país.

Neste período de pandemia, o "stress", ansiedade, incerteza sobre o futuro, depressão, insônia e alterações de comportamento acabam sobrecarregando nosso sistema estomatognático (mandíbula, maxila , Atms , músculos, etc) culminado em sintomas como dores tensionais, quebras/ trincas dentárias, recessões gengivas, e desconfortos nas articulações têmporo-mandibulares.



O correto diagnóstico permite o direcionamento para terapias como a utilização da toxina botulínica no tratamento sintomatológico destas alterações. Por meio de aplicações intra-musculares, em até 15 dias começamos a observar uma melhora da sintomatologia dolorosa, visto que a toxina promove o "relaxamento" da musculatura comprometida. Em média este tipo de tratamento pode durar de 04 até 06 meses.



Acentuação das marcas de expressão faciais, decorrentes da contração repetitiva da musculatura facial, a perda de elasticidade dos tecidos, idade e ação da gravidade também podem ser atenuadas com aplicações locais da toxina.

A aplicação é permitida pelo Conselho Federal de Odontologia / CFO por profissionais que realizem sua capacitação por meio de cursos com carga teórica e prática na área da face somente (Resolução CFO- 230).

Os estudos demonstram que apesar de a toxina botulínica ser uma droga potente, tomando-se as precauções na sua utilização, seguindo-se os protocolos, respeitando normas e indicações, cumprindo dosagens, experiência e conhecimento de um profissional qualificado, torna a aplicação da toxina botulínica vantajosa.



CD. Hiroshi Miasiro Junior . CROSP 65.207.

-Especialista em Ortodontia pela FUNDECTO/ USP.

-Mestre Em Ciências Odontológicas pela USP área de Ortodontia.

-Capacitado na aplicação da toxina botulínica pela ImplantBrasil.





Posts Em Destaque
Posts Recentes