Placa de mordida: tratamento de bruxismo, briquismo e disfunções das ATM


#placademordida

Um dispositivo bastante difundido para o tratamento de disfunções da articulação temporo-mandibular (DTM`s) bem como para casos de bruxismo (ranger noturno dos dentes) ou briquismo (apartamento dentário) é a placa de mordida.

A placa ideal é confeccionada em acrílico rígido e deve ser ajustada de tal maneira que simule uma oclusão ideal quando em uso. Ela pode ser tanto superior ou inferior dependendo da relação dentária do paciente. Não deve ser muito fina pois perfurará com pouco uso, especialmente em pacientes com bruxismo, nem muito espessa, ocasionado desconforto para o paciente que pode apresentar DTM. Vocês podem perceber que há requisitos que exigem uma instalação adequada por um profissional capacitado.

Entretanto, alguns dentistas por desconhecimento, fazem placas macias como as de silicone. Placas resilientes são indicadas apenas para clareamento dental ou como protetores esportivos, porque no caso de apertamento ou ranger noturno dos dentes, ela vai causar mais tensão e contração na musculatura, podendo piorar os sintomas posteriormente.

Em outros casos, a placa pode não demonstrar resultados positivos porque o dentista confeccionou uma placa rígida (material correto), mas sem nenhum ajuste, muitas vezes só com contato dos dentes posteriores na arcada dentária antagonista. Como já mencionamos, uma placa adequadamente ajustada deve possuir contatos bilaterais simultâneos e de mesma intensidade, bem como guias de desoclusão, simulando uma oclusão funcionalmente ideal. Somente desta maneira ela protegerá os dentes dos desgastes provenientes da atrição e promoverá o relaxamento da musculatura responsável pela mastigação.

Portanto, uma placa de mordida não é simplesmente moldar, enviar e receber do laboratório e entregar para o paciente. Deve haver um diagnóstico inicial para verificar sua indicação, e uma instalação adequada para obtenção dos resultados esperados e um acompanhamento mesmo após a instalação.

Em nosso espaço temos o Dr Hiroshi Miasiro Junior que é especialista e mestre em Ortodontia pela FOUSP (CROSP 65.207) como responsável por cuidar dos pacientes com esta necessidade.

www.odontologiamiasiro.com

Rua Dr Albuquerque Lins, 94 .

tel: (11) 3826-0348/ 3825-5208

#disfunçãotemporomandibular #placademordida #bruxismo

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2023 por Nós Sorrimos. Criado orgulhosamente com Wix.com