Implantes dentários: preço/quanto custa? São seguros? Como fazer? Como funciona? Esclareça suas dúvi
O tempo tem passado, diversos estudos sendo realizados e os implantes dentários tem demonstrado cientificamente que estão habilitados para o uso rotineiro na reabilitação oral, com índices expressivos de sucesso comprovados nas diversas situações restauradoras. Sua vantagem consiste na possibilidade de produzir-se suporte para próteses em regiões onde não encontram-se dentes ou raízes.
Entretanto, o uso dos mesmos ainda promove dúvidas para os pacientes. Tentamos esclarecer abaixo as questões mais comentadas em nossa clínica:
O que é um implante dentário?
O Implante dentário é um cilindro de titânio colocado dentro do osso e sob a gengiva, e visa substituir a raiz do dente. Sobre o implante é que se coloca o dente artificial (prótese /coroa).
Quem pode realizar implantes dentários?
A princípio, todas pessoas. Pacientes com algum problema cardíaco, diabetes ou alguma alteração de saúde são avaliadas préviamente. Caso as alterações estejam controladas, poderemos realizar o procedimento. Caso não estejam, aguarda-se o momento oportuno.
Implantes dentários rejeitam?
Não, rejeição não ocorre com os implantes. Estes são confeccionados em titânio pois estudos demonstraram que este material é bio-compatível e inclusive tem afinidade por células ósseas. Ou seja, forma-se osso ao redor do implante após a instalação, processo chamado de "Osseointegração".
Perdas podem ocorrer devido a problemas na cirurgia, no pós-operatório, pela qualidade do osso, contaminação local, logo uma rejeição não ocorre.
Crianças podem realizar implantes?
Não, pois as mesmas ainda se encontram em crescimento, devendo aguardar a idade adulta para realização dos mesmos.
Implantes são idênticos aos dentes naturais?
Nada substitui o dente natural. Por isso tentamos mantê-los até não ser mais possível.
Os implantes são ótimos substitutos mas também requerem cuidados de conservação como higiene e alimentação.
Lembramos que como geralmente substituem dentes perdidos, pode-se ter limitações estéticas como contorno da gengiva e da forma da prótese ao final deste tratamento.
Quando não há osso, pode-se realizar implantes?
Sim, mas geralmente é necessário um procedimento prévio chamado enxerto ósseo.
Qual a taxa de sucesso dos implantes dentários?
O índice de sucesso é de 98%, mas em pacientes fumantes ou que façam uso constante de álcool, esses valores diminuem para cerca de 85% de sucesso e 15% de insucesso.
Em que casos se "colocam os implantes e os dentes (próteses) no mesmo dia"?
Em casos muito bem selecionados, onde há uma quantidade e qualidade de osso diferenciadas. Deve-se avaliar o número de implantes e região também, pois a densidade do osso varia quanto localidade.
Em geral deve-se aguardar em torno de 03 a 06 meses para início da colocação das próteses (dentes/ coroas) pois é o período necessário para adequada Osseointegração.
Quantos implantes são necessários em um paciente que não tem nenhum dente?
Depende do planejamento, mas com 04 a 06 implantes já se pode realizar um protocolo, onde apoia-se uma prótese com vários dentes artificiais sobre estes número mínimo de implantes.
A cirurgia de colocação dos implantes é "dolorosa e traumática"?
Não, a colocação de implantes é tranquila em relação à dor. A anestesia utilizada é a local e empregando-se anestésicos específicos para cirurgia, o desconforto é mínimo. Na maioria das vezes o procedimento é mais previsível que algumas extrações como os "dentes do ciso".
O pós-operatório pode envolver algum inchaço local sendo prescrito medicação com analgésico, antibiótico, anti-inflamatório e repouso apenas no dia da cirurgia.
Em muitos casos o paciente volta as suas atividades no dia seguinte, com moderação.
Qual a sequência de tratamento ?
A fase mais importante é o planejamento. Avalia-se a queixa e objetivos do paciente e quais as possibilidades de tratamento existentes. Exames radiográficos, tomográficos e clínico fazem parte desta avaliação.
Definida a parte inicial, realiza-se a cirurgia para colocação dos implantes. Em seguida aguarda-se de 03 a 06 meses para dar início a colocação das próteses.
No caso de implantes com carga imediata, dentes provisórios são colocados no mesmo dia da cirurgia.
Qual o custo dos implantes?
Como mencionamos, tudo depende do planejamento de cada caso e de cada paciente. Precisamos avaliar a saúde bucal, número de elementos ausentes, condição local, oclusão, etc. Por isso julgamos necessário uma avaliação personalizada para cada caso.
Agende sua consulta:
www.odontologiamiasiro.com
Tel: (11) 3826-0348
São Paulo |Santa Cecília | Higienópolis | Dentistas Especialistas formados pela USP
Todas especialidades em uma única clínica.
Comments